sábado, 20 de janeiro de 2018

Coluna Christian Gama - Campeonato Carioca - Historias, Sucessos e Fracassos! Hoje 1933


Olá amigos e queridos leitores apaixonados por futebol, em especial o futebol Carioca.
Hoje começo uma nova etapa aqui no Blog Tá na Rede com a estréia da minha coluna.

Pensei bem em que escrever nessa coluna? e cheguei a uma conclusão : Notícias atuais o nosso blog, nossa página no facebook, nosso Twitter  e principalmente no programa, IMPERDÍVEL,( no nosso canal do Youtube/tanaredenews  todas as Segundas a partir das 21:00 hrs),  já fazem isso com muita qualidade sempre com informações precisas e pontuais.

Então com o início do Carioca decidi que, na minha coluna, vou falar um pouco mais dessa competição que de tão charmosa e importante chegou a ter duas num mesmo ano, sabiam?

Vou aqui relembrar cada Sábado algumas dessas competições, que já teve muita coisas boas, nem sempre foi essa competição e regulamento "covarde" que é hoje, e com certeza  já deu muitas alegrias ao povo Carioca.



Mais vou começar com uma polêmica de 1933, afinal o Flamengo foi rebaixado ou não?

Sem mais delongas hoje vamos então volta ao passado e relembrar o Carioca de 1933. 



Campeonato Carioca de Futebol de 1933 organizado pela pela Liga Carioca de Futebol (LCF) foi vencido pelo Bangu, com o Fluminense ficando com o vice-campeonato.
A partida final do campeonato foi disputada entre Bangu e Fluminense, no campo das Laranjeiras, em 12 de novembro de 1933, o Bangu sagrado-se campeão após vencer por 4 x 0, mesmo desfalcado e disputando a final da casa do adversário. 
O árbitro da partida foi Alderico Solon Ribeiro. O Bangu jogou desfalcado do zagueiro esquerdo Sá Pinto e do ponta direita Sobral, e o Fluminense, sem o goleiro Veloso, todos contundidos. No primeiro tempo, o Bangu saiu ganhando por 2 a 0, gols de Ivan (contra) e Tião. No segundo, Plácido e Tião selaram a vitória do Bangu. O Bangu alinhou: Euclides; Mario e Camarão; Ferro, Santana e Médio; Paulista, Laudislau, Tião, Plácido e Orlandinho. O Fluminense com: Armandinho; Ernesto e Cabrera (Nariz, aos 21 do 2°); Marcial, Brant e Ivan; Álvaro, Vicentino (Russo), Russo (Cabrera), Tintas e Valter.

Em 1933, o futebol brasileiro passava por um processo de profissionalização bastante conturbado. Havia uma verdadeira cisão entre os clubes que queriam o profissionalismo e os que desejavam manter o amadorismo no esporte. No estado do Rio de Janeiro, em especial, AmericaBanguFluminense articulavam para adotar oficialmente (já que na prática alguns clubes assim o faziam) o profissionalismo, enquanto o Botafogo era terminantemente contra, contando com apoio do Flamengo e do São Cristóvão. Para adotar o profissionalismo, America, Bonsucesso, Bangu, Fluminense e Vasco da Gama fundaram uma nova liga, denominada Liga Carioca de Futebol.  Durante o campeonato da AMEA (entidade que reunia os clubes amadores e que era considerada a liga oficial, já que era vinculada a CBD e a FIFA), Flamengo e São Cristóvão resolveram abandonar a disputa.
 O Flamengo entrou então no campeonato dos clubes profissionais, que até então só contava com cinco clubes. Neste campeonato de profissionais só havia seis clubes (America, Bangu, Bonsucesso, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama) e o Flamengo ficou no sexto e último lugar. 
Apesar de haver uma segunda divisão, não havia previsão de acesso ou descenso de acordo com Marco Santos: "Não havia no regulamento do campeonato da LCF, em 1933, a figura do rebaixamento. Nem faria sentido fazer descer o último colocado numa jovem liga onde times jogavam por convite" sei...me engana que eu gosto né!



Segunda Divisão
Embora não haja muitos registros, houve uma segunda divisão do campeonato da LCF, disputada por oito clubes. Ela era chamada de Sub-liga.
 Não há entretanto, pela falta de registros, como se afirmar se havia previsão de ascensão da segunda à primeira divisão e de rebaixamento da primeira para a segunda divisão. (será que havia registro mesmo? ).
 Ela foi vencida pelo São Cristóvão, que chegou a disputar quatro jogos pela liga rival. Após vencer o campeonato, o clube foi convidado a disputar a primeira divisão no ano seguinte.

Portanto meus amigos leitores eu que não fico encima do muro, tenho minha opinião sobre essa questão formada: O Flamengo foi sim rebaixado no Carioca de 1933, só não disputou a Segunda Divisão , que tinha como nome Sub-Liga , por falta de organização e tais “registros” .

Fico por aqui amigos e no Sábado que vem ,aqui na Coluna de Christian Gama, vamos relembrar mais um Campeonato  Carioca.

abraços a todos.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates