segunda-feira, 26 de março de 2018

Abre o olho, Valentim, enquanto é tempo

Foto: Site Botafogo
14 de fevereiro, foi a data de apresentação do técnico Alberto Valentim, no Botafogo. O treinador veio com a pompa de ter sido indicado por Cuca, treinador desejado pela torcida alvinegra. 40 dias depois, o técnico acumula algumas teimosias, decisões duvidosas em suas escalações, e um padrão defensivo inaceitável, até o momento.

Bem visto pelo público feminino, Valentim andou caindo nas graças de alguns torcedores, após algumas reações enérgicas, durante os jogos do Botafogo. Entretanto, o mais importante mesmo, ainda não conseguiu: fazer do Botafogo um time competitivo.

Por favor, não tentem me convencer que o time deste ano, é pior do que do ano passado. Isso é utopia das pesadas. Valentim quando dirigiu o Palmeiras no ano passado, na reta final do Brasileiro, foi elogiado pela mídia e torcedores, mas recebeu criticas quando o assunto era sistema defensivo. Ano passado, em 11 jogos pelo Palmeiras, o time de Valentim fez 23 gols e tomou 16 gols. Tirem suas próprias conclusões.

Sobre o comando de Valentim, o Botafogo jogou quatro jogos contra times de série A, um contra o Flamengo, dois contra o Vasco e um contra o Fluminense. Resultado: três derrotas e uma vitória. nove gols sofridos e cinco feitos. E olha que, todo mundo sabe que Fluminense e Vasco, em termos de elenco, estão nivelados com o Botafogo.

Mas os problemas do treinador do Botafogo, não estão só no sistema defensivo. Valentim disputou oito partidas, com quatro vitórias, um empate e três derrotas. São 10 gols prós e 11 contra. A dificuldade em concluir em gols as chances criadas, também minam o trabalho do treinador. Só contra o Fluminense, foram nove chances claras de gols criadas, quase todas criadas no primeiro tempo, e nenhuma foi convertida em gol. Isso tem sido uma tônica, nos jogos do Botafogo.

Apesar da caminhada do treinador à frente do Alvinegro ter começado agora, Valentim precisa abrir o olho, e logo. É um treinador jovem, com um certo potencial, mas precisa rever algumas convicções também. Mudar é preciso, e logo.

Apesar de parecer improvável, o Botafogo pode dar a volta por cima na quarta, contra o Flamengo, mesmo não merecendo fazer essa final de Campeonato. Clássico é sempre clássico. Agora está nas mão do treinador. Ele escolhe: Vai continuar na teimosia ou vai ter coragem e mudar o time, mesmo sem tempo pra treinar? Veremos na próxima quarta.

1 comentários:

Eleonorarc disse...

Concordo, Leonardo. Ele quer implantar o estilo europeu num país em que não há mais craques como antes. Estão na Europa. Essa história de deixar nossa defesa exposta como tem feito é lastimável! E nosso time este ano tem mais qualidade que o do ano passado. Ele quem não sabe armar o time. É ofensivo, mas sem objetividade. E é uma avenida aberta na defesa. Está queimando nossos jogadores!

Postar um comentário

 
Blogger Templates