quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Coluna do Michel Nascimento - O futuro eu não sei, mas a realidade é agora!

Wendel - Autor do gol do 4º titulo da Copa SP de Futebol Jr.


Saudações a imensa Nação Rubro-Negra ! 

Hoje não poderia deixar de falar da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Um título conquistado sem derrotas, sem penalidades, mas com muito sacrifício, superação,ousadia e coragem. Muitos falaram que o rubro-negro carioca "desprezava" a competição, que não teria forças e nem uma equipe qualificada para chegar tão longe e muito menos com perfil vencedor. Dizem por aí que a derrota de hoje pode ser a conquista de amanhã. Concordo, desde que a derrota seja analisada e estudada para entendermos os seus desvios e acertos. O que não está bom, melhora-se e o que foi satisfatório, busca-se a excelência!

Um equipe formada com um base do carioca sub-17, campeã em dezembro de 2017, mesclada com uma "sobra" de atletas sub-20, funcionou com uma fórmula bem simples, foco, dedicação e consciência. No torneio antecessor, a Copa RS, não houve o sucesso esperado, porém não se via atletas tristes ou desmotivados. Pelo contrário, saíram de cabeça erguida, acreditando no potencial do grupo e que poderiam e teriam condições de evoluírem, e aconteceu.

Aí chega a "Copinha" e o desempenho chama a atenção. Fim da primeira fase, classificação garantida. A comissão técnica do profissional "convoca" 1/4 da equipe para a estreia nos profissionais e aí acontece uma vitória merecida e cheia de elogios aos "debutantes". Depois mais jovens chegam e atuam surpreendente bem!

Inicia-se uma saga desafiadora. Joga, viaja, descansa, Joga, descansa, viaja e assim foram as duas últimas semanas. Começam novos boatos... "não vão aguentar", "vão estourar a musculatura", "não vai dar certo sempre". Outra teoria da conspiração desfeita!

Ao final da "saga", a premiação. Título conquistado sem derrotas, 3 vitórias sem levar gols nos profissionais, boas atuações para boa parte dos "convocados" e alguns até surpreendendo aos críticos.
Uma geração consciente de suas limitações, potenciais e objetivos conseguiu chegar aonde poucos apostavam no seu sucesso. O que esperar deles ? Difícil de dizer, mas porque não arriscar ? Eu arriscaria!

O futebol não é uma fórmula apenas matemática, mas também psicológica. Acredito que o futebol pode e sempre dará muitas voltas, mas que esta geração tem tudo para continuar vencedora e trazer muitas alegrias a essa apaixonada nação vermelha e preta.

O grupo profissional precisa de ajustes, precisa sim, e não sou poucos, porém a solução pode estar bem ali, naquele menino "jovem aprendiz" do que no "medalhão. Vamos dosar a utilização destes vencedores, sem exageros e no momento certo, para que possam chegar aos profissionais bem preparados, sem desviar seus horizontes e objetivos. Lembrar que o sucesso do grupo é o foco, é a prioridade e não o brilho individual de cada um. 

Saudações Rubro-Negras!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates