quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Coluna do Michel Nascimento - Futebol Cariocica


Saudações imensa nação rubro-negra. Estou muito indignado com essa situação que chegou o nosso depreciado futebol Cariocica, é isso mesmo que você leu, Carioca + Cariacica = Cariocica.

Sabemos que o Flamengo é um clube de torcida de amplitude nacional e internacional, mas essa de ficar fazendo jogos de estaduais fora do Estado do Rio de Janeiro, chegando ao ponto de fazer uma final de turno no Espírito Santo, foi a gota d'água. Acho que devemos refletir sobre essas atitudes de quem organiza este campeonato. A FFERJ diz que "o mando de jogo é da Federação", mas precisou fazer um sorteio para dizer que o Boavista SC teria o "mando" da final da Taça GB. 

Observo essa situação e reflito, como pode uma Federação aceitar que a final do "seu campeonato" seja disputada em outra praça? A resposta é simples, interesse financeiro! 

Ao ser definido que o clube de Saquarema seria o "mandante",  uma empresa de marketing esportivo, administrada por um ex-jogador com passagens pela dupla FLAxFLU, "assediou" a equipe verde carioca oferecendo-a uma cota financeira bastante atrativa, que agradou também ao nosso Flamengo e a esta federação incompetente, que gere um regulamento, assinado por todos os clubes, dizendo que as finais deveriam ser nos estádios Maracanã (cedido para eventos festivos), Nilton Santos(vetado pelo eterno "chororô") e Cidadania (que os clubes finalistas não querem jogar lá) e não se impôs para tal fato. 

Volto na história, nem tão distante assim, aonde o nosso clube queria mandar uma centena de seus jogos fora do Estado devido a interdição do Maracanã para a Copa do mundo e esta mesma FFERJ fez cara feia, ameaçando até de punir o clube, mas agora, inexplicavelmente aceita esta final fora dos seus domínios.

A cada ano que passa este campeonato perde o seu atrativo, ficando mais escasso de torcedores nas suas arquibancadas e até mesmo de telespectadores de sofá, devido a bagunça que vem acontecendo repetidamente.

Se o campeonato é Carioca, deve ser exclusivamente disputado nos limítrofes do Estado do Rio de Janeiro e não em Cariacica/ES, Brasília/DF, Manaus/AM, Cuiabá/MT e por aí vai. Enquanto os interesses deste campeonato não ligar para os seus torcedores locais, preocupando-se apenas nas arrecadações e não na qualidade do campeonato, teremos que aturar essas situações. Só no nosso país continental que as instituições que organizam campeonatos não apoiam nas estruturas dos clubes, com ajuda financeira para recuperar os campos aonde se pratica a nossa paixão nacional.

Essa final poderia ser no Elcyr Resende(Saquarema), em Moça Bonita, Barriri, Conselheiro Galvão, Giulitte Coutinho se esta mesma federação quisesse que acontecesse aqui no RJ.

Dizem que devemos nos acostumar com este cenário, mas eu ainda tenho esperança que isso vai mudar. Apoio que os campeonatos estaduais mantenham sua existência, desde que a sua essência não seja perdida. 

Mas vamos aguardar as cenas futuras e ver até aonde este pífio campeonato sobrevive. Em época de reformas previdenciárias, políticas, trabalhistas, poderia surgir uma reforma futebolística, aonde essa, com certeza , eu apoiaria sem titubear.

Saudações Rubro-Negras!









1 comentários:

EDUARDO LANNA disse...

Vamos boavista pra cima dos mulambos

Postar um comentário

 
Blogger Templates